vinhos-que-combinam-paella-chardonnay-vinho-para-acompanhar-arroz-de-marisco-servir

Harmonização entre Vinho e Paella: Conheça Nossas Sugestões!

vinhos-que-combinam-paella-chardonnay-vinho-para-acompanhar-arroz-de-marisco-servir

A harmonização de vinhos e alimentos é uma verdadeira arte, pois busca equilibrar sensações, sabores e aromas estabelecendo o melhor que ambos tem a oferecer.

Esse processo pode nos levar a profundos níveis de sutileza, pois o vinho a depender do alimento e sua composição, pode levar a sensações distintas, podendo ser agradáveis ou não.

No vinho existem inúmeras variáveis, como safra, tipo de uva, método de produção, região, idade, acidez, frescor, temperatura, entre muitos outros fatores, os quais, cada um vai influenciar em algum aspecto as sensações produzidas pelo vinho e àquelas produzidas pelo alimento.

A culinária espanhola é muito rica e diversificada em sabores e a Paella é um dos pratos tradicionais mais conhecidos no mundo.

O qual, possui uma grande diversidade de ingredientes e uma combinação espetacular de aromas, cores e sabores, que fazem desse prato um dos mais requisitados da culinária hispânica.

Para acompanhar este belíssimo prato, nada melhor do que um bom vinho, o qual deve ser escolhido com cuidado, para que haja a combinação ideal conforme o tipo de paella, pois, como o prato, apesar de ser tradicional, possui variações bruscas de sabores e aromas, cada tipo de vinho irá harmonizar e trazer sensações diferentes ao degustar cada tipo deste prato.

O que é Paella?

Ela é um prato que consiste numa mistura de arroz com legumes, temperos e especiarias como: pimentão, tomate, alecrim, açafrão, óleo de azeite, sal, e muitos outros.

Os quais são combinados e podem conter diversos tipos de carne, a depender do tipo que se quer preparar.

Qual é a origem da Paella?

Estima-se que ela surgiu em meados do século XV, na região da Valência, local onde o arroz é muito cultivado até os dias atuais.

Originalmente, esse prato surgiu entre os camponeses que saiam para trabalhar na lavoura do arroz e consigo levavam um pouco desse arroz, sal, óleo de oliva e uma panela redonda, achatada e rasa que tinha alças para facilitar o transporte e o manejo, conhecida como Paella.

Essa panela facilitava a preparação do alimento, cozinhando os ingredientes de forma proporcional.

Além disso, aos ingredientes que os camponeses costumavam levar consigo para o campo, eram adicionadas as carnes que eram de caça, como coelho e pato ou ainda galinha ou porco.

Tornando-se um alimento saboroso, funcional e nutritivo para aqueles camponeses que passavam o dia todo no campo, uma vez que era fácil o transporte tanto dos ingredientes como também da panela para o preparo.

Inclusive, o nome desse prato ficou ligado ao tipo de panela deixando marcado daquela época, até os dias de hoje, sendo que, atualmente, essa panela é conhecida como paellera.

Paella Valenciana

A Paella do tipo Valenciana é o prato original, que é utilizado com carnes brancas ou caças como coelho e pato.

Para harmonizar com esse prato clássico, nada melhor do que um vinho tradicional espanhol como o Rioja.

Paella com frutos do mar

Nas feitas com frutos do mar as carnes são substituídas por camarões, lulas, mexilhões, lagostas e outros elementos comuns na costa espanhola.

Para essa combinação marítima um vinho branco como um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay são as melhores escolhas.

Na versão mista

A Paella Mista, conhecida também como “Paella mar y tierra ”, como o próprio nome já diz, é um prato que combina carnes com frutos do mar.

E para essa diversidade de sabores o ideal seria um vinho Rosé, o qual tem como características principais o frescor e leveza, por serem vinhos mais jovens.

Vegetariana

Já a Paella Vegetariana, não possui carnes, as quais são substituídas por uma variedade de legumes e vegetais como tomate, alcachofra, feijão verde, ervilhas, azeitonas, grão de bico, aspargos, brócolis, enfim, uma variedade de ingredientes que dão um toque e um colorido especial a este prato.

Para esta combinação um vinho tinto leve como Merlot ou Pinot Noir é uma excelente escolha.

Paella negra

A do tipo negra é bem característica, pois, o arroz possui a cor preta.

E, isso não se deve pela escolha do tipo do arroz, mas pelo seu ingrediente secreto, que é a tinta de lula ou polvo.

É justamente essa tinta que dá essa cor especial a este prato, que em geral vai acompanhado de outros mariscos como camarão, lula, polvo, mexilhões entre outros.

Para essa coloração exótica do arroz e esse sabor forte e diferenciado, um vinho branco é a melhor opção, pois combinaria a delicada textura desse vinho com o sabor forte da Paella.

Conclusão

Como vimos, a Paella é um prato super tradicional da culinária espanhola e que possui grande versatilidade, atendendo a todos os gostos e ocasiões.

Para cada sabor, há um vinho especial para harmonizar e tornar o seu momento ainda mais especial.

Portanto, se for para um restaurante espanhol não esqueça de provar esse prato e se deliciar com um bom vinho para tornar o momento ainda mais mágico.

Referências:

https://www.kj.com/blog/how-to-pair-wine-with-paella

https://winetourismspain.com/blog/which-wine-good-paella/