Champagne com Chocolate: Como Fazer a Harmonização!

garrafa-trufas-festa-presente-prosecco-harmonizar

Taí uma das nossas coisas preferidas da vida: comer e beber. Realmente é muito difícil pensar em algo que seja melhor que essas duas atividades.

Imagina então quando podemos juntar esses dois elementos na mesma ocasião, mas precisamente uma deliciosa taça de espumante acompanhada de um generoso pedaço de chocolate – ou das sobremesas feitas com ele.

Apesar da combinação agradar muitos – afinal, como juntar duas delícias pode ser algo ruim? -, ela gera algumas controvérsias com os especialistas. Mas não podemos negar que é um tipo de harmonização que faz muito sucesso.

Aposto que você mesmo já teve inveja daquela cena de filme onde o protagonista se esbalda em uma caixa de bombons com uma belíssima garrafa de espumante.

Pois agora você não precisa mais, pois abaixo vamos dar dicas de como realizar essa harmonização.

Qual é a origem desta harmonização?

Não se sabe ao certo como essa harmonização surgiu, o que sabemos é que essa combinação era praticamente impensável a dez anos atrás, principalmente na região de Champagne, na França.

Além do mais, parece uma tarefa difícil, pois estamos falando de elementos com características bem diferentes. Enquanto o champagne é ácido, o chocolate é amargo. Desta forma então, como achar a combinação perfeita?

O segredo está em diminuir o amargor do chocolate e ir mais para os aromas do doce, incluindo frutas ou merengues nas sobremesas feitas com ele.

Mas é claro que a experiência do chef de cada restaurante conta aqui, afinal, é um jogo de equilíbrio. É preciso pensar muito bem em cada detalhe, pois existe uma grande probabilidade de um ingrediente sobrepor o outro.

Por exemplo, se o espumante domina o paladar, automaticamente o chocolate não vai ser percebido. Agora, se o chocolate é o que está mais presente, ele vai esconder as notas da bebida. É realmente um desafio.

A tática de muitos chefes é esquecer o tradicional e se arriscar com elementos bem diferentes, mas que combinam muito bem se forem devidamente harmonizados.

Mesmo porque algo muito parecido já acontece: a combinação de espumante com bolo, principalmente em casamentos.

Disso para o chocolate, a distância não é tão grande assim.

Seja como for, e independente da sua origem, é uma mistura que faz muito sucesso e provavelmente vai continuar fazendo nos próximos anos. O fator primordial está em você escolher o lugar perfeito para provar um prato desses ou mesmo arriscar fazer um em casa, porque não.

Quais são os tipos de chocolate que formam este par?

Como existem diversos tipos de espumantes, cada um vai combinar melhor com tipos diferentes de chocolates. Abaixo vamos fazer algumas explicações para que você entenda melhor.

Espumante Ice e Ice rosé (demi-sec)

Um espumante Ice é uma bebida para ser ingerida com gelo. Ela conta com uma gostosa refrescância e notas de pera, pêssego e frutas tropicais.

Já na sua versão rosé você perceberá toques de frutas vermelhas, morango e framboesa.

Mas independente da sua escolha, ambos combinam muito bem com morango banhado em chocolate branco. O mesmo vale para um mousse de chocolate e blueberries.

Demi-sec

Se você é fã de chocolate ao leite com marshmallow e/ou wafer, assim como trufas meio amargas, o escolhido deve ser um espumante demi-sec. Isso porque esta é uma bebida com um pouco mais de açúcar, entre 20 a 60 gramas por litro, o que torna a harmonização entre os dois mais leve, refrescante e bem equilibrada.

Prosecco

Já para acompanhar o espumante italiano, um líquido de acidez marcante, com um sabor leve e um ótimo equilíbrio você deve optar por laranjas secas e damascos cobertos de chocolate.

Essa é, aliás, a harmonização preferida entre os jovens. E não seria o contrário, já que deve ser uma experiência única.

Brut

Se você gosta do Brut então pode apostar sem medo em uma taça dessa bebida acompanhada de bombons de chocolate com nozes.

Por ser um líquido com toques de frutas e uma acidez bem refrescante, ele se torna um excelente companheiro para acompanhar as sobremesas. Pode confiar, não tem erro.

Moscatel

O moscatel, que pode ser tanto vinho ou espumante feito com essa espécie de uva, por si só já é uma bebida perfeita para harmonizar com sobremesas.

É um líquido doce e que vai combinar muito bem com aquela sua torta de morango com chocolate branco.

Para a versão rosé desse espumante, é preferível que ele acompanhe trufas de chocolate amargo com coco ralado ou bombom de chocolate branco também com coco.

Aliás, se você prefere o chocolate branco ao preto, dê sempre preferência ao moscatel. As bolhas da bebida e a sua acidez tem o capacidade de limpar o seu paladar, tirando a gordura e a doçura do chocolate a cada gole. Desta forma você consegue saborear os dois igualmente.

Quais são as junções mais conhecidas?

Podemos dizer que a junção mais conhecida entre espumante e chocolate é o morango mergulhado em chocolate preto ou a clássica caixa de bombons. Aliás, em praticamente qualquer filme de romance é possível ver cenas como essa.

O legal é que é algo que vai além das telas e realmente pode ser feito em casa, seja para você, em um momento que você quer se mimar, ou para fazer algo especial com o seu par. De qualquer forma, pode apostar sem medo nessa combinação pois é sucesso na certa.

Não é à toa que muitos hotéis de luxo usam essa dupla para atrair clientes, com certeza, é porque funciona.

Conclusão

Inicialmente, essa combinação pode parecer meio estranha, principalmente porque estamos acostumados a harmonizar chocolate com vinho ao invés do espumante.

Contudo, não se deixe levar pelas aparências e principalmente pela opinião alheia. Apesar de podermos buscar os argumentos de especialistas – e nem todos são a favor dessa harmonização -, devemos tirar a prova por nós mesmos.

Mesmo que você não goste, pense pelo lado bom: você ainda tem duas ótimas coisas para consumir, mesmo que separadamente.

O que conta mesmo é experimentar coisas novas, mesmo que o resultado não te agrade tanto, no final das contas. Se gostar, ótimo, caso não, deixe o espumante para combinar com outra comida e use o chocolate com vinho. Problema resolvido!

Referências:

https://glassofbubbly.com/champagne-chocolate-yes-or-no/

https://www.thespruceeats.com/pairing-champagne-and-chocolate-3511113