Gastronomia

Salada de Morango com Pinot Noir Rosé: Harmoniza Como?

aperitivos-que-combinam-vinho-tinto-peixe-branco-acompanhar-lulas-melhor-lagosta-acompanhar-camarão-comidas-petiscos-espumante

É muito comum a combinação de vinhos com alimentos, seja em uma refeição completa como um jantar, ou aperitivos para desfrutar da bebida sozinho ou acompanhando.

Saladas também fazem parte desse grupo de harmonização de sabores, normalmente são fáceis de preparar, são leves e caem bem em diversas ocasiões e climas. Com isso em mente, apresento para vocês a salada de morangos que vai elevar seu paladar.

Quais são os ingredientes?

A salada é fácil de se preparar e não exige grandes habilidades na cozinha, os itens que vamos utilizar são fáceis de encontrar, principalmente bons morangos dentro da estação.

Então vamos os ingredientes que você vai precisar:

  • 240 ml de morangos em fatias;
  • 41,25g de coração e folhas de aipo em fatias mais finas;
  • 18 g de azeite, reserve um pouco mais para regar a salada;
  • 9 g de vinagre de vinho branco (pode ser substituído por vinagre balsâmico branco);
  • 2 ramos pequenos de estragão fresco;
  • 2 bolas de 113 g de queijo burrata;
  • Pimenta agosto;
  • Sal marinho a gosto.

Qual é o modo de preparo?

O preparo é bem simples e fácil, basta misturar levemente os morangos já fatiados com as folhas e corações de aipo, o azeite, o vinagre e as folhas de agrião em uma tigela de tamanho pequeno. Acrescente pimenta, sal e misture bem.

Em outra tigela ou travessa mais rasa, se preferir, de modo suave rasque a burrata, a intenção é que fique mais rústico mesmo, além de evidenciar a cremosidade que fica no centro, trás um aspecto interessante ao visual.

Com um pouco de azeite regue a burrata e tempere com um pouco de sal e pimenta, misture bem para que o tempero seja bem absorvido.

Ajeite a burrata no centro da travessa escolhida, acrescente ao redor os morangos para ter um prato apetitoso só de olhar e sirva com uma taça de vinho rosé.

Como explicar a junção de sabores do morango com o pinot noir?

Esta salada é composta por ingredientes salgados e frutados, fazendo o casamento perfeito, complementando os aromas e sabores do rosé.

Os morangos são aromáticos e ótimos pois realçam o sabor da fruta e o cítrico presente no vinho.

Já as fatias de aipo, são responsáveis por revelarem ao palato o sabor único do Pinot Noir. Ao mesmo tempo que o estragão destaca os elementos frutados e cheios de sabor.

Toda essa composição de sabores fica mais rica quando temos contato com a cremosidade da burrata e o azeite, juntos provocam equilíbrio a acidez existente no rosé. Simplesmente uma explosão de sabores!

Conclusão

A combinação de sabores é uma das experiências mais agradáveis que já tive. A salada de morangos com burrata por si, já é exuberante ao paladar, combinada com o este vinho se tornar ainda mais saborosa, uma combinação perfeita.

É uma receita fácil de preparar, que não leva muito tempo e não exige um preparo mirabolante, tenho certeza que ao experimentar a combinação você não sentira nenhum arrependimento.

Referências:

https://more-is-better.blogspot.com/2020/02/strawberry-salad-recipe-perfect-with.html

http://www.palmandvine.com/strawberry-salad/

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!