mancha-do-sofa-do-carpete-nódoas-tinto-da-madeira-da-parede-água-sanitária-vinagre-com-bicarbonato
Curiosidades

Manchas de Vinhos Como Tirar: Como Tirar sem Estragar?

Sem dúvida nenhuma que o terror de todo dono(a) de casa são as manchas, principalmente aquelas que são super difíceis de sair, como as de vinho tinto. Seja na própria roupa ou na toalha de mesa, essa com certeza é uma situação que ninguém quer passar.

E mesmo sendo algo bem chato, ela tem sim solução e vamos falar sobre isso logo a seguir.

Como tirar manchas de vinhos nos tecidos e roupas de algodão?

As situações mais comuns quando falamos em manchas de vinhos é sujar aquela camisa branca, um pano de prato ou toalha de mesa. Quem nunca foi servir uma taça e acabou manchando esses itens, que atire a primeira pedra.

Mas, calma, nós temos a solução. A primeira coisa que você deve saber é que é possível sim tirar manchas de vinho tinto desses tecidos sem estragá-los, então, pode ficar tranquilo.

Com isso em mente, o seu primeiro passo é não deixar que a mancha seque por completo. Quanto mais rápido você fizer a limpeza, maiores são as chances dela sair por completo.

Sendo assim, logo que sujar sua camisa ou a toalha de mesa, retire o excesso de vinho com um guardanapo. Ele servirá para absorver o excesso da bebida.

Se estiver em casa, o passo seguinte é levar essa peça diretamente para o tanque para ficar de molho numa mistura de água morna e sabão neutro. Agora, se estiver na rua ou em um evento, procure o banheiro mais próximo.

Em seguida, em cima da mancha deposite um pouco de água e sabonete líquido. Isso vai impedir que o respingo seque até você chegar em casa. Depois é só colocar para lavar como sempre faz.

A mancha não saiu após a lavagem, e agora? Bom, isso realmente pode acontecer. Se este for o caso, procure por produtos específicos para essas situações, o famoso tira-manchas. Mas recomendamos que leia atentamente as instruções do item, pois muitos desses acabam desbotando roupas coloridas.

Neste caso, opte pelos tira-manchas sem cloro. Isso para roupas, já para panos de prato ou guardanapo de tecido, por exemplo, você pode usar água oxigenada ou água sanitária, ambos detém um poder de limpeza muito maior. Lembrando que é ideal que você use em tecidos brancos, pois ambos descolorem panos coloridos.

E para remover as sujeiras e manchas em carpetes e tapetes?

Além de roupas ou panos de prato, outro local muito comum com manchas de vinho são tapetes e carpetes. Mas assim como os anteriores, você também consegue eliminar o respingo de vinho. Contudo, o processo é um pouco diferente, ainda mais que estes são itens difíceis de lavar.

Ao invés de retirar o excesso do vinho com um papel-toalha, você irá jogar sal – sal comum, de cozinha – em cima da mancha. Este irá absorver o líquido, impedindo que ele penetre demais no tecido. Agora é só retirar o produto com a ajuda de um aspirador de pó.

E se, assim como no tópico anterior, o mancha não sair completamente, você pode passar um papel toalha umedecido com água morna e detergente neutro na área afetada. Aí é só pressionar levemente o guardanapo no local.

É importante que você nunca esfregue a mancha, pois só fará que ela se fixe ainda mais no tecido.

Uma terceira opção é optar pelos tira-manchas próprios para carpetes e tapetes. Mas se você nunca usou esse item antes, faça um teste, em uma região do objeto que fique fora de vista, para saber como o produto irá agir no tapete.

Como fazer para tirar as manchas de vinho de bancadas e pisos?

As manchas de vinho também são um terror para aqueles que possuem bancadas e pisos brancos. Mas, não se preocupe, porque isso também tem solução.

A forma mais eficaz de limpar esses locais é fazer uma limpeza imediata com um pano molhado com água morna e sabão/detergente neutro líquido. Na grande maioria dos casos, apenas isso já basta.

Mas, se por algum motivo a mancha não for eliminada completamente, limpe o local com a ajuda de uma buchinha de cozinha ou uma escovinha com cerdas macias. Isso será o suficiente.

E nunca use suco de limão ou outros itens corrosivos, pois eles podem remover o acabamento do seu piso ou da sua bancada.

Quais são as 3 dicas para evitar e tirar manchas ao derrubar vinho?

Agora que você já sabe como tirar manchas de vinhos nestas três situações, abaixo separamos dicas que você pode aplicar em ocasiões gerais caso se depara com esses respingos.

1 – Devemos limpar assim que acontecer?

Sem dúvida nenhuma que a dica de ouro para lidar da melhor forma com as manchas de vinho é limpá-las imediatamente. Isso porque ao fazer isso, você impede que o líquido impregne muito fundo na superfície ou no tecido em questão.

Como falamos anteriormente, quanto mais rápido você tomar uma atitude, maior serão as chances da mancha ser eliminada por completo.

2 – Nunca devemos esfregar?

E, ao contrário do que muitos podem pensar, limpar não quer dizer necessariamente esfregar, e isso vale para os respingos de vinho. Nunca, em hipótese alguma, esfregue a peça para tentar tirar a mancha.

Ao fazer isso, você ajuda o líquido ir mais fundo no tecido, ao invés de eliminá-lo.

3 – Devemos usar acessórios nas garrafas para evitar pingos (corta gotas e salva gotas)?

Melhor do que limpar uma mancha de vinho, seria evitá-las, certo? E você pode fazer isso com corta-gotas e o salva-gotas. O primeiro é um acessório que é posicionado na parte interna da garrafa, no gargalo. Além de evitar as manchas, te ajuda a servir o vinho mais facilmente.

Existem, basicamente, dois modelos, os descartáveis e os profissionais. O primeiro é feito de acetato ou papel cartão revestido por uma cobertura metálica. Já o segundo é produzido em aço inox.

A segunda opção é o salva-gotas. Este é um anel de aço inox que vai também no gargalo da garrafa, mas na parte externa. Ele serve para evitar que gotas de vinhos escorram pelo vidro, não só evitando as temidas manchas, mas também serve para preservar o rótulo da bebida.

Pronto, agora você não precisa mais se desesperar quando sujar sua roupa ou outros tecidos/objetos com vinho. Basta seguir nossas dicas e a sujeira irá sumir num piscar de olhos.

Referências:

https://www.goodhousekeeping.com/uk/house-and-home/household-advice/a657023/remove-red-wine-stains/

https://www.vanish.co.uk/stain-solver/red-wine-on-clothes-for-whites/

https://www.thespruce.com/remove-red-wine-stains-from-clothing-1901019

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!