vinhos-doces-descrever-e-barato-saber-se-melhores-vinhos-brancos-portugal-descrever-doce-sugestão
Curiosidades

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Vinho Branco Suave

Depois de muito preconceito para com os vinhos brancos, eles estão finalmente ganhando força no mercado brasileiro.

Existem brancos tão bons quanto os tintos, ainda mais para quem vive em um país tropical como é o nosso caso, sem falar que este tipo de bebida harmoniza muito bem com nossa culinária.

Neste artigo vamos trazer a você valiosas informações sobre o vinho branco, em especial do tipo suave, que certamente o irá fazer rever seus conceitos.

O que é um vinho branco suave?

Primeiramente vamos falar sobre o vinho branco como um todo.

Este tipo de bebida é produzido a partir de uvas brancas ou então com uvas tintas, no qual separa-se as cascas no momento da fermentação.

De modo geral, pode-se dizer que os vinhos brancos são obtidos a partir da fermentação do líquido (suco de uva), sem suas cascas, para evitar alterações na cor e nas oxidações. Isto vale tanto para as uvas brancas quanto para as tintas.

E vinhos suaves o que são?

Os do tipo suaves são aqueles nos quais insere-se açúcar no momento da fabricação, são portanto mais adocicados. São ideais para serem consumidos a qualquer momento, isto é, em dias comuns.

O vinho suave é geralmente consumido por aquelas pessoas que ainda não possuem o hábito de consumir vinhos. Muitos o chamam de vinho “porta de entrada”.

Então, ele é aquele que não possui pigmentos em sua coloração, podendo ser mais amarelados ou mais límpidos e que possuem sabores mais adocicados.

Combina com o que, quais situações e comidas ele pode acompanhar?

Bom, falamos acima que os vinhos suaves também são para aquelas pessoas que não possuem familiaridade com os vinhos, mas será que ele só pode ser consumido como aperitivo?

A resposta é não!

Ele pode ser consumido em diversas ocasiões e harmonizando com diferentes tipos de pratos. Confira a seguir, um pouco mais sobre isso.

Carnes de aves

Os vinhos brancos e suaves harmonizam muito bem com carne de frango, isto porque os cortes desta proteína são também, leves e magros, fazendo com que a combinação fique perfeitamente equilibrada.

Massas

Como já é de conhecimento de todos, aqui vale a regrinha, para molhos brancos vinhos brancos e para molhos vermelhos, tintos. Sendo assim, ele harmoniza muito bem com massas de molhos brancos.

Peixes

Os peixes também harmonizam muito bem com vinhos brancos, sejam eles suaves ou secos. Neste caso, a decisão deverá ser tomada com base na familiaridade e a preferência dos degustadores.

Sobremesas

E para quem tem em mente que apenas vinhos do Porto são bons para serem servidos com sobremesas, saibam que estão bem enganados. Os vinhos brancos suaves também harmonizam muito bem com pratos doces. Faça um teste e surpreenda-se com o resultado.

Outras comidas que combinam com vinho branco suave

Além das comidas citadas acima, outras também harmonizam muito bem com este tipo de vinho, são elas: queijos frescos, carne de porco assada, frutos do mar, escabeches, pratos com ovos, pratos com verduras quentes e saladas.

O que não servir com ele?

Pratos muito condimentados tais como moqueca, bobó ou então quando se adiciona o curry, tão popular na comida indiana e japonesa, não devem ser acompanhados deste tipo de vinho, isto porque deixará a refeição confusa, isto é, haverá “briga” entre os sabores.

O que fazer para não errar?

Jamais utilize na culinária vinhos que você não consumiria, lembre-se que no final você acabará sentindo o sabor desta bebida, mesmo em reduções. Então se você não gosta daquele vinho fora do prato, certamente não gostará do prato com o acréscimo dela.

Além disso, não economize na hora da compra. Busque sim, melhor preço, porém não se esqueça da qualidade. No mercado atualmente existem excelentes vinhos brasileiros bem como importados, sobretudo argentinos e chilenos, que possuem um excelente custo x benefício.

Evite harmonizam o vinho branco suave com carnes e queijos ricos em lipídeos (gorduras) e pratos mais picantes.
Estas foram algumas dicas para você não errar na hora da harmonização, mas lembre-se você é quem deverá determinar qual é a combinação que mais lhe agrada.

Ele é usado na cozinha para preparar pratos?

Sim, o vinho branco suave também é usado para o preparo de pratos. Desde a antiguidade as bebidas têm sido utilizado na preparação de pratos, e a forma talvez mais comum é a marinada, que também pode ser realizada com este tipo, em especial em carnes brancas como, já citado anteriormente.

E por que utilizar o vinho para cozinhar?

Esta bebida é capaz de deixar a comida com um sabor mais intenso além de realçar o sabor dos demais ingredientes.
Além disso, ao se adicionar o vinho a sua receita você agregará valor e sofisticação a mesma.

Tipos de pratos preparados com vinho branco suave

A seguir listaremos algumas receitas que utilizam este tipo de bebida em sua combinação, são elas:

  • Pernil de cordeiro assado;
  • Lombo com batatas;
  • Picanha com vinho e shoyu;
  • Macarrão com camarão;
  • Risoto;
  • Frango e cogumelos;
  • Strogonoff de frango;
  • Peixe assado;
  • Dentre outros.

Bebidas e Drinks

Além da utilização do vinho na preparação de pratos, ele é também bastante utilizado na preparação de drinques.

Confira a seguir algumas bebidas que o utilizam em sua composição:

  • Coquetel: bebida a base de gelo, licor de pêssego, pera, gin e muito vinho.
  • Drink de laranja: este drink é feito com hortelã, um pouco de açúcar, suco de laranja e vinho branco. Ideal para ser servido bem gelado.
  • Batida de abacaxi: bebida feita batendo abacaxi gelado, com um pouco de água e vinho no liquidificador. Em alguns casos, adiciona-se ainda um pouco de leite condensado.

Conclusão

Se você é daquelas pessoas que ainda resistem em dizer que apenas o vinho tinto é bom, convidamos você a colocar em prática algumas das dicas deste texto e se surpreender com o resultado.

Para aquelas pessoas que ainda não tem o costume de consumir vinhos com frequência, deixamos como dica, tomar uma taça de um vinho branco suave bem geladinho após um dia longo de trabalho, ou durante uma festa com pessoas especiais. Ouse, conhecer o novo!

E para aquelas pessoas que já conhecem a bebida, o que achou das dicas que demos?

Referências:

https://www.thrillist.com/drink/nation/white-wine-types-explained

https://www.marketviewliquor.com/blog/2018/09/the-different-types-of-white-wine/

https://www.tasteofhome.com/collection/types-of-wine/

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!