seco-suave-homem-para pele-antes dormir-para figado-com limao-beneficios
Curiosidades

Os 10 Melhores Benefícios do Vinho na Sua Saúde

Surpreenda-se com as vantagens que os vinhos trazem para a saúde do seu corpo

Quem não gosta de chegar em casa depois de um dia duro de trabalho e tomar uma taça de vinho para relaxar?

O que muitos não sabem é que esse simples hábito traz diversos benefícios para a nossa saúde. É isso mesmo, consumir essa bebida com regularidade, em uma dosagem correta, é claro, proporciona muitas vantagens para nosso corpo.

Abaixo, vamos falar sobre os benefícios do vinho. Vamos lá?!

O que ele traz de bom para a saúde da boca?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que consumir vinho com frequência traz benefícios para nossa saúde, mas aposto que você não sabia que ele também tem sua importância para manter a saúde bucal.

A bebida, neste caso, funciona como um preventivo contra as cáries. Tal fato ocorre devido a presença de polifenóis no líquido, que tem o poder de diminuir o volume de bactérias responsáveis pela criação das placas nos dentes, também conhecido como tártaro. E estas para se transformarem em cárie é um pulo.

Sendo assim, como o vinho diminui o surgimento destas e as chances de você sofrer com esse problema são bem menores.

Porém, fique atento, pois o consumo de vinho puro escurece os dentes, isso devido a sua coloração. Neste caso, para evitar tal situação, combine-o com queijos duros, estes ajudam a balancear a coloração do alcoólico. Além de claro, quando puder escove os dentes para remover restos da bebida nos dentes.

Vinho ajuda realmente a prevenir o câncer?

Eis a pergunta de um milhão de reais: ele ajuda a prevenir o câncer?

A resposta é sim!

A bebida tem a capacidade de reduzir as chances do aparecimento de um tumor, e o responsável por essa boa notícia é uma substância chamada de resveratrol, um poderoso antioxidante. Este elemento é o responsável por neutralizar os radicais livres que se formam naturalmente em nosso corpo.

Uma outra vantagem do vinho contra o câncer vem da regulação da partícula NF-kappaB. Quando ocorre essa regulação, a reprodução de células cancerígenas diminuem.

Quais são os benefícios para o coração e o sistema cardiovascular?

E eis o fator mais famoso do vinho, que trás benefícios à saúde, porque ele tem a capacidade de melhorar o bem-estar cardiovascular.

Segundo pesquisas, uma taça de vinho diariamente melhora problemas circulatórios e até mesmo as temidas varizes.

Ele também reduz as chances de infartos e derrames. O maior responsável por isso é o resveratrol ( olha ele de novo!).

Este antioxidante também auxilia no controle da pressão arterial e nos inchaços das veias.

Ajuda a prevenir o Alzheimer?

Além de ajudar o coração, o consumo regular de vinho auxilia o nosso cérebro a combater doenças degenerativas, como o Alzheimer. E, mais uma vez, por conter altas doses de antioxidante. A bebida é igualmente eficaz ao reduzir e prevenir inflamações na região cerebral.

Uma excelente ferramenta contra a depressão

E as vantagens não param!

Sabia que a substância também pode ser usada para combater a depressão?

Isso ocorre porque a bebida aumenta a produção de neurotransmissores como a endorfina, dopamina e serotonina.

As mesmas liberadas pelo corpo quando nos exercitamos, e responsáveis por proporcionar sensações de relaxamento e prazer.

Faz bem para pele

Ótima notícia para quem quer evitar os sinais de envelhecimento. O vinho, mas precisamente o tinto, tem a capacidade de preservar a beleza da pele por muito mais tempo. Isso é possível graças ao resveratrol – que também está presente na casca da uva -, que retarda a ação dos radicais livres.

Os polifenóis detém igualmente papel importante nesta atividade, pois melhora a microcirculação e a hidratação da derme.

Vida longa e próspera

Se você ainda não está convencido dos benefícios desta bebida, saiba que ela ajuda a prolongar a vida, segundo dados recolhidos pela Harvard Medical School.

E tudo graças ao resveratrol, mais uma vez!

Essa substância possui um efeito antienvelhecimento. Isso graças a uma ligação direta com o gene SIRT1, que codifica as proteínas estruturais e as enzimas do nosso corpo.

Já um estudo da University of London revelou que as procianidinas, outro elemento encontrado no vinho, auxilia na saúde dos vasos sanguíneos.

Acredita-se que todos esses fatores explicam a longevidade das populações da Sardenha e do sudoeste da França. Isso porque nestas regiões é comum o consumo regular de vinho como acompanhante das refeições.

Melhora a digestão

Toda vez que comemos algo pesado, como carne ou massa, ficamos com aquela sensação de peso no estômago por horas, e isso acaba atrapalhando nosso desempenho nas atividades que precisamos fazer logo após o almoço, por exemplo.

Saiba que o vinho pode te ajudar a se livrar desse problema, isso porque ele é um excelente digestivo. O líquido aumenta a produção do suco gástrico e estimula a vesícula, ajudando na digestão de carboidratos.

Diminui o risco de aterosclerose

Infelizmente, a aterosclerose ( ateroma), o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, é muito comum. Mas você tem o vinho como aliado para diminuir a probabilidade de sofrer dessa doença que não tem cura.

Neste caso, a substância é usada pois aumenta os níveis do chamado colesterol bom (HDL), além de inibir a oxidação do colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Diabético pode tomar e ajuda a controlar o problema?

Não dá para negar que o vinho possui diversos benefícios, mas estes podem ser usufruídos pelos diabéticos? Sim!

Pesquisas recentes confirmam que esta bebida alcoólica também pode ser usada por quem tem diabetes, isso porque a substância controla os níveis de glicose no sangue.

Mas antes de introduzir a bebida na sua rotina, consulte um médico, pois, apesar das vantagens, não podemos esquecer que o vinho contém álcool e açúcar, o que pode ser mais negativo do que positivo depende do grau e tipo da diabetes.

Aposto que você não sabia que essa bebida, que muitas vezes já faz parte do seu dia a dia, tinha tantos benefícios assim.

Apesar disso, como já falamos anteriormente, não deixe de consultar um médico antes de fazer da substância algo comum na sua rotina. Mesmo com vantagens, é necessário consumi-lo com precaução, afinal de contas, trata-se de uma bebida alcoólica.

Referências:

https://whitehalllane.com/10-health-benefits-of-drinking-red-wine-that-will-keep-you-healthy/

https://www.eatthis.com/wine-health-benefits/

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!