Curiosidades

Como Fazer o Passo a Passo para Escolher Vinho para Seu Evento?

como-calcular-bebida-espumante-casamento-quantidade-evento-festa

O vinho é uma das bebidas mais consumidas em diversos eventos. Além disso, é algo que não deve faltar em qualquer ocasião.

A bebida é repleta de opções no mercado em que está inserida e desse modo, assim como qualquer coisa em um evento, o vinho é uma das bebidas que mais causam dúvidas e indecisões, principalmente no momento de escolher o vinho certo para um determinado evento.

Quanto você tem de orçamento para o evento e quanto deve ir para o vinho?

Ao ter um orçamento para seu evento, é importante separar uma determinada quantia para a compra dos vinhos. Sendo assim, faça a contagem de quantos convidados irão para a sua festa.

Vamos supor que sejam 200 convidados que bebem vinho, dividido por 4 = 50. Com o valor 50, você precisa multiplicar pelo tanto de horas que acontecerá o evento. Vamos supor que sejam 3 horas, ao multiplicar, você obtém um valor de 150 garrafas.

Se cada um dos seus convidados consumir 1 taça de vinho por uma hora. Logo, com 150 garrafas de vinhos, e cada garrafa serve 4 copos, basta multiplicar 150 por 4 que resultará 600 taças de vinho, que quando dividido por 200 convidados, resultará em 3 taças por convidado.

A partir disso, você já sabe quantas garrafas precisará comprar para suprir a necessidade de todos os convidados. Desse modo, basta pesquisar o valor das garrafas de vinho e dividir do seu orçamento a quantidade correta para comprar o número de vinhos necessários.

A duração estimada do evento interfere, como?

Sim, a duração do evento é um fator principal e pode interferir no momento de escolher a quantidade de bebida a ser fornecida aos seus convidados.

Ou seja, vamos supor que você está organizando o seu evento, mas por falta de experiência não leva em consideração a duração estimada do evento.

Sendo assim, você decide comprar apenas 100 garrafas de vinho, para 50 convidados, mas a duração do evento será de 5 horas.

Provavelmente, logo após 2 horas de evento, os seus convidados ficarão sem nenhuma bebida, caso você não tenha outras para oferecer.

Observou como a duração é um fator importante no momento de comprar a bebida a ser oferecida e influência de certa forma na sua conta de bebidas a ser comprada.

Desse modo, o tempo do evento deve ser o segundo fator a ser levado em conta, logo após a quantidade de convidados.

Como calcular o consumo de vinho por pessoa?

O consumo por pessoa deve ser calculado da melhor forma possível. Mas, para isso, é importante que você conheça bem o seu público e saiba quantas taças, cada garrafa de vinho pode servir.

É importante calcular cerca de uma taça de 200ml para mulheres e duas taças para homens, algo entre 300 a 400ml.

Caso possua outras bebidas, é importante calcular uma garrafa para cada grupo de 5 pessoas.

Busque calcular que cada garrafa de vinho possui cerca de 750ml e pode servir até 4 taças de vinhos. O que se espera em um evento é que cada convidado demore em média, uma hora para tomar uma garrafa de vinho.

Faça o levantamento do número de convidados, após isso, basta dividir o total de convidados por 4. O resultado pode ser multiplicado pelo tanto de horas que o evento irá durar. O resultado será o tanto de garrafas necessárias para o seu evento.

Conheça seus convidados

É importante saber como é o seu público e se eles costumam beber muito além do que é importante levar em conta que nem todo mundo bebe.

Desse modo, o número de pessoas que bebem vinho será bem menor quando comparado com o total de convidados.

Se você servir outras bebidas, faça um cálculo daquele público que bebe e apenas 50% desse público consuma vinho. Todos estes fatores devem ser levados em conta.

Caso você não queira servir outras bebidas, conte que 60% do seu público irá consumir vinhos.

Ao fazer os cálculos, nada de deixar números decimais, sempre faça o arredondamento. Além disso, caso achar necessário, conte mais 10% incluindo aqueles que não bebem.

Qual tipo de vinho e harmonização será feita?

É importante saber qual o tipo de vinho se adequa mais a refeição e comida que será servida durante o evento. A combinação deve ser perfeita entre a culinária e a bebida.

Seus convidados podem ficar insatisfeitos com a combinação do vinho com a comida.

Sendo assim, é importante atentar ao vinho tinto, que não pode ser acompanhado de frutos do mar, por exemplo. Enquanto outros tipos de vinhos não podem acompanhar certas comidas. Além destes fatores, é importante se atentar aos doces. Pois, os mesmos quando consumidos com vinhos doces, podem se tornar enjoativos.

O sabor da comida é algo que influencia muito no gosto do vinho e vice-versa. Como por exemplo, um prato com molho vermelho e carne vermelha, harmonizam e destacam muito mais seus aromas e sabores com o vinho tinto.

O açúcar e o sal também podem influenciar no gosto e prejudicar o sabor do vinho. Além disso, a acidez, alimentos amargos, comidas picantes, pratos gordurosos e entre outros fatores, devem ser levados em conta quando o assunto é harmonização de vinhos.

Se eu não encontrar o vinho mais ideal para o programado, quais outras opções posso usar?

Caso isso aconteça o mais indicado é comprar champagne ou variar nas opções de rótulos, conversando com o sommelier da loja ou usando de aplicativos celulares dá pra achar rótulos que possam ser semelhantes ao que você procurava.

Outra opção é fazendo a compra diversificada, dividindo entre tintos e brancos. Assim, você irá agradar diversos gostos e ninguém ficará insatisfeito com as bebidas do evento.

Além disso, você pode comprar conforme a estação, ou seja, caso a temperatura esteja mais quente, e o evento esteja para acontecer no período da tarde, antes das 17 horas, você pode comprar 60% de vinho branco e 40% de vinho tinto.

Caso o evento seja feito em períodos de temperaturas mais baixas, você pode comprar 60% de vinho tinto e 40% de vinho branco.

Assim, será mais vantajoso para o planejador do evento que não faz ideia de qual vinho comprar.

Posso adicionar outros vinhos à minha lista, quais são os mais indicados?

Sim, você pode adicionar outros vinhos à sua lista, com isso você poderá intercalar e não deixará nenhum convidado insatisfeito com os sabores e opções das bebidas.

Você pode acrescentar à sua lista os espumantes, muitas pessoas os preferem.

O vinho doce também pode ser incluído na sua lista, claro com uma quantidade bem menor. Pode ser de preferência de poucas pessoas, então vale a pena comprar uma pequena quantia para a pequena parcela de apreciadores do estilo.

Rosé é o mais indicado para o verão, diversas pessoas gostam e se seus convidados possuem tal preferência, é importante você ter uma quantia para agradar a todo o seu público.

Seja simples no momento de escolher as garrafas de vinho

É importante que você não tente impressionar ninguém no evento. As garrafas não precisam ser bonitas, sofisticadas e nem muito menos ter um rótulo diferenciado.

Em alguns eventos, as garrafas nem são mostradas. Desse modo, você pode até mesmo economizar. O que importa é que o evento passe a mensagem principal e seja um momento divertido para todos os seus convidados.

Uma dica importante é que você solicite ajuda de um dos vendedores presentes na loja de vinhos. Assim, você terá os conhecimentos prévios deles e ainda levará um vinho para o seu evento que satisfaça os seus convidados.

Conclusão

O processo de escolher o vinho ideal para um evento, pode ser difícil e muito cansativo, principalmente quando a pessoa a escolher não possui experiência. Mas, é possível conseguir seguindo os passos apresentados.

Para uma boa escolha, é importante levar em conta a estação, o horário, gostos dos convidados, e entre outros fatores para encontrar a bebida ideal para a sua programação.

Referências:

https://messinascatering.com/how-to-choose-wine-for-your-event/

https://www.michelleleonardson.com/nine-practical-steps-to-choosing-wine-for-your-next-party/

https://www.wtso.com/blog/how-to-buy-wine-for-a-party/

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!