ajuda-tratamento-resveratrol-prostatico-vinho-tinto
Curiosidades

O que Dizem as Pesquisas Científicas sobre o Vinho Tinto e o Câncer de Próstata?

Quem conhece ou já faz parte do universo dos vinhos sabe que a bebida vai além de um acompanhamento para momentos especiais, e para o dia a dia também.

Muito se fala sobre como a bebida faz bem a nossa saúde, por contar com substâncias que, entre muitas coisas, fazem bem para o coração.

A novidade agora é que uma pesquisa feita recentemente mostra que o consumo moderado deste álcool pode prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata em homens.

Imagina, poder apreciar uma taça de vinho todo dia e ainda ficar livre do câncer?

Combinação melhor que essa não existe, não é mesmo?

O que tem a ver o vinho tinto com a próstata?

Afinal, que papo é esse entre vinho e câncer de proposta?

Pesquisas neste campo científico são feitas há anos, e depois dos cientistas analisaram dados de cerca de 600 mil homens que participaram de estudos ao longo desse tempo, eles descobriram que o vinho tinto é capaz de reduzir os riscos de desenvolvimento de câncer de próstata em consumidores do sexo masculino.

E isso é uma grande revelação, já que sempre se relacionou o desenvolvimento de câncer com o consumo de bebidas alcoólicas, mas especificamente o de próstata.

O melhor ainda é que nessas novas pesquisas, os profissionais constatarem que não existe nenhum impacto direto entre esses dois, pelo contrário.

Além de descobrirem que consumidores leves da bebida têm menos probabilidade de desenvolver essas células cancerígenas, foi constatado também que o maior responsável por isso é o vinho tinto, inclusive nas versões mais agressivas da doença.

Enquanto as pessoas que preferem o branco tem um leve aumento no risco de ter este problema.

Como foram feitas essas pesquisas?

Para chegar nesse resultado, um grupo de urologistas internacionais realizaram algo chamado de meta-análise, em específico para identificar se e como o consumo de álcool teria algum efeito sobre o câncer de próstata e se esses efeitos iriam variar entre o vinho branco e tinto.

Para isso, eles precisaram analisar cerca de 930 resumos e artigos, e depois selecionaram 17 estudos que estavam dentro das exigências.

A partir daí a pesquisa foi levada para a prática, com entrevistas de 611.169 mil homens.

A descoberta do grupo foi publicada na revista Clinical Epidemiology.

O que é resveratrol?

E por que o vinho pode fazer esse papel?

Por conta de uma substância encontrada nele chamada de resveratrol.

Este é um tipo de polifenol com propriedades que ajudam as uvas a se manterem saudáveis. Ou seja, é como um sistema de defesa dessa fruta, a protegendo de fungos, situações estressantes e até mudanças climáticas.

Contudo, além disso, o elemento também conta uma porcentagem de antioxidante, o que traz diversos benefícios para o corpo humano. Isso porque, como o próprio nome já diz, ela impede a oxidação dos tecidos e moléculas.

Entre as muitas vantagens, ele é um antiinflamatório, atacando inflamações e ajudando o corpo a combater organismos externos, além de auxiliar na recuperação das células.

Ele também diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL. Acredita-se igualmente que o resveratrol produz uma enzima que é vasodilatadora, a endotelina, que auxilia na regulação da pressão sanguínea.

A substância ainda aumenta a produção de insulina, reduzindo, assim, as chances de desenvolvimento de diabetes, assim como protege nosso corpo contra o envelhecimento e a obesidade.

Por fim, reduz o risco de Alzheimer e, obviamente, impede que células cancerígenas se espalhem pelo nosso corpo.

Qual a relação do consumo do vinho tinto com o tumor masculino?

Segundo um estudo publicado na revista Cancer Science, observou-se que o resveratrol tem o poder de aumentar a eficácia da radiação, destruindo, assim, as células cancerígenas que se encontram na próstata.

Além disso, como comentamos acima, o resveratrol também exerce um tipo de proteção no nosso corpo, impedindo que células cancerígenas se multipliquem e espalhem, parando o processo de morte celular programada.

Ou seja, não dá nem chance para isso acontecer, o que é ótimo, principalmente porque o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Só em 2017, por exemplo, cerca de 162 mil homens americanos foram diagnosticados com essa doença.

O vinho branco tem o mesmo efeito que o tinto no combate à enfermidade?

Infelizmente, não!

Na verdade, os estudos notaram que quando o consumidor bebia mais vinhos brancos, o risco dele desenvolver essas células aumentou levemente, enquanto o tinto diminuiu essa probabilidade.

Mas tudo ainda é muito incerto, e os próprios cientistas acreditam que mais estudos devem ser feitos na área, principalmente por ainda existir certa ligação entre o consumo de álcool e o câncer de próstata. E claro, de se ainda não saber como é o efeito dessa bebidas em nível celular.

Qual a dose recomendada?

Muitos médicos, dependendo do caso, recomendam o consumo de uma taça de vinho tinto, todos os dias. Mas para prevenir o câncer de proposta o ideal seria de quatro a cinco taças por semana.

Isso é só uma noção, obviamente que é ideal você consultar um médico para saber se essa dose se aplica a você.

Mas é bom lembrar que os consumidores leves já se encaixam nessa probabilidade de redução de células cancerígenas, ou seja, não precisa exagerar, afinal, não adianta nada prevenir uma doença e desenvolver outra.

Conclusão

Mesmo sendo um tipo de câncer muito comum para o homem, saiba que ele tem cura e é altamente tratável se for pego antes de metastatizar, ou seja, logo no início. Mas, para isso, é preciso exames periódicos.

Porque não adianta nada você seguir a quantidade de taças de vinho e não combiná-la com um acompanhamento periódico com o seu médico. O vinho tinto tem suas vantagens, mas não faz milagre. O segredo para evitar qualquer doença ainda são as visitas regulares a estes profissionais da saúde.

Mas com certeza que evitar doenças com a ajuda de um bom vinho tinto é melhor ainda, certo?

Referências:

https://www.health.harvard.edu/newsletter_article/red-wine-and-prostate-cancer

https://www.webmd.com/prostate-cancer/news/20040923/red-wine-protects-prostate

https://www.webmd.com/prostate-cancer/news/20040923/red-wine-protects-prostate

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!