Curiosidades

Quanto Tempo o Vinho Resiste Depois de Aberto?

Você com certeza já se deparou com aquela situação de ter aberto uma garrafa de vinho, mas não conseguiu bebe-la até o fim, certo? Isso é muito comum, mas não quer dizer que seja o fim do mundo, ou, para ser mais precioso, o fim da vida da sua bebida.

Então quer dizer que dá para guardar o vinho depois de aberto? Sim, e nós vamos falar até quanto tempo ele resiste após a sua abertura.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que a partir do momento que você tira a rolha da garrafa, o vinho já começa a se deteriorar, isso porque a bebida entra em contato com o ar (oxigênio), e quando isso acontece, o rótulo progride para um estágio rápido de evolução. Quando fechado, esse processo é retardado.

É por isso que muitos rótulos podem durar anos quando são bem armazenados em adegas.

Quanto tempo dura um vinho tinto ou branco aberto na geladeira?

Depois de quanto tempo aberto, o vinho pode permanecer na geladeira? Três dias, esse é o tempo recomendado pelos especialistas para você terminar aquela garrafa do dia anterior.

Porém, é preciso levar em consideração o tipo da uva, se é tinta ou branca, entre outros fatores, pois isso interfere diretamente no intervalo recomendado.

O branco, por exemplo, é o que menos dura após aberto. Você deve consumi-lo em, no máximo, um dia. Ou seja, no dia seguinte.

Já o tinto de corpo médio (Pinot Noir, Zinfadel e Cabernet Franc), dura dois dias na geladeira, enquanto o encorpado (Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec) chega até três.

É importante seguir essa regra pois após esses dias, o vinho pode oxidar, e quando isso ocorre, ele acaba perdendo suas características originais. Isso quer dizer que você pode perceber um gosto ou um cheiro diferente nele, conforme os dias que ele passa guardado na geladeira.

E, infelizmente, nada impede que ele perca esses traços, mesmo dentro desse período. Alguns chegam a se deteriorar logo após a sua abertura. Então, quanto mais rápido você beber, melhor.

Mas isso tudo depende também da qualidade da bebida alcoólica que você comprou e como ele ficou armazenado (protegido da luz e da mudança de temperatura) antes de você abrir o rótulo.

Destampado dura quanto tempo?

Ele pode até durar algum tempo destampado na geladeira, o real problema aqui é que sem a sua tampa, ele vai acabar absorvendo o cheiro de outros alimentos que estão dentro deste local. E tenho certeza que você não vai querer tomar um vinho com gosto de alho ou cebola, certo?

Sendo assim, se for guardar a bebida, não esqueça de colocar a sua tampa original de volta no bico da garrafa.

Quanto tempo dura a fermentação alcoólica do vinho tinto?

A fermentação alcoólica é importantíssima para o vinho tinto, aliás, para todas as bebidas desse tipo. É durante essa fase que o açúcar presente na uva se torna álcool.

A transformação é realizada por microrganismos como as leveduras, que estão presentes na natureza.

Mas, respondendo a pergunta, a fermentação dura cinco dias e no caso dos vinhos tintos ela ocorre antes da prensagem da fruta.

Quanto tempo dura garrafão de vinho após aberto?

O mesmo que os vinhos tintos, três dias na geladeira, fechado corretamente, claro.

Quais as principais dicas para manter as qualidades do vinho?

Agora que você já sabe quanto tempo seu vinho pode durar na geladeira depois de aberto, vamos as dicas que vão fazê-lo resistir melhor após sua abertura.

1 – Lugar de vinho aberto é na geladeira

O melhor lugar para guardar a garrafa que você já abriu é na geladeira. Neste local você o manterá longe de fatores que prejudicam a qualidade do vinho, como é o caso do calor e da própria luz.

2 – Nada de colocar na porta da geladeira

Por mais que esse eletrodoméstico seja a melhor opção para você conservar sua bebida por mais tempo, não deixe a garrafa na porta da geladeira. Isso porque a cada vez que você vai abrir, a garrafa vibra e a bebida também, e isso não ajuda em nada na conservação do vinho.

3 – Prefira garrafas pequenas para o armazenamento

Se você tiver as chamadas garrafas babys, aquelas menores, prefira passar a bebida para estas, isso porque quanto menor for o recipiente, menos espaço terá para o ar.

4 – Garrafas na vertical sempre

Outra dica para conservar a bebida por mais tempo e com todas as suas características é ficar de olho na posição que você guarda a sua garrafa. Não deixe o recipiente na horizontal.

O ideal é que você guarde na geladeira na vertical, isso vai permitir que o vinho tenha uma menor superfície para ficar em contato com o oxigênio que já está na parte interna do recipiente.

5 – Produtos para essa finalidade

Existem alguns produtos no mercado que ajudam você a conservar o vinho na geladeira. Um deles usa um elemento chamado de Argônio.

Este, além de não ter nenhum aroma, é mais pesado que o próprio oxigênio e, por conta disso, cria uma capa de proteção entre o líquido da garrafa e o ar.

Por fazer isso, você pode até não precisar da rolha para fechar o recipiente.

6 – Encaixe a rolha corretamente

É importante também na conservação da bebida encaixar a rolha de forma correta. Na hora de tampar, coloque sempre do lado que já estava submerso na bebida, ou seja, a parte molhada/manchada de vinho.

Por já ter tido contato com o líquido, este lado fica mais compacto, o que é ótimo, já que o lado limpo provavelmente está poroso, o que acaba ajudando na entrada de ar na garrafa.

7 – Esquente o vinho com água morna

Antes de consumir o vinho que está na geladeira, pegue a garrafa e aqueça em água morna. Mas é importante que o líquido não esteja muito quente, caso contrário você vai estragar a bebida.

8 – Feche a garrafa logo após servir uma taça

Toda vez que você for servir uma taça para você, pegue a quantidade que deseja e vede a garrafa novamente, com o seu lacre original.

Mesmo que você pretenda consumir metade dele, é importante manter o recipiente fechado, assim ele não ficará em contato com o ar externo por muito tempo.

Conclusão

Pronto, seus problemas de garrafas de vinho abertas e não consumidas no mesmo dia acabaram. Siga as dicas e você terá um vinho ainda com qualidade para beber no dia seguinte.

Referências:

https://www.bonappetit.com/story/how-long-does-wine-last-after-opened

https://winefolly.com/tips/how-long-does-an-open-bottle-of-wine-last/

https://www.vinography.com/2020/12/how-long-does-a-bottle-of-wine-last-after-it-is-opened

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!