Conteúdo / Atalhos:
O Guaraná Antártica é um dos refrigerantes mais famosos do Brasil. Inclusive, os gringos quando vêm para cá ficam apaixonados pela bebida. Mas isso aí você já sabe.
O que você provavelmente não sabe é que a marca já chegou a se chamar Guaraná Champagne Antártica. Pois é, se você quer mais sobre essa história, continue com a gente.
Por que Guaraná Antártica usava Champagne em seu nome?
O nosso querido Guaraná Antártica foi inicialmente intitulado de Champagne pois o refrigerante é uma bebida de sabor agradável, sem adstringência e com amargor natural da fruta.
Esse nome também era usado pois ressalta uma das maiores características do Guaraná Antártica, o fato dele ser um refrigerante natural, algo que se tornou uma padrão da marca.
Não podemos esquecer também que, assim como o Champagne, o Guaraná Antártica tem bolinhas de gás carbônico e uma coloração amarelada, que se assemelha bastante ao visual do álcoolico feito na França.
E eles levaram tão a sério essa ideia de Guaraná Champagne Antártica que na época a marca chegou a usar embalagens para armazenar o refrigerante que se pareciam com garrafas de Champagne.
Por que o Guaraná Antártica não se chama mais Champagne?
O Guaraná Champagne Antártica passou a ser chamar apenas Guaraná Antártica por conta da AmBev.
Em 2002, a companhia comprou a Guaraná Antártica, que passou por uma formulação no seu nome.
Foi aí que oficialmente o Guaraná Champagne Antártica passou a se chamar apenas Guaraná Antártica.
E sabia que este é o único refrigerante sabor guaraná da companhia?
Guaraná Antártica realmente se parece com Champagne?
Sim, o Guaraná Antártica se parece com o Champagne, não obviamente no sabor, mas visualmente falando.
Assim como o Champagne, é uma bebida meio amarelada, com bolhas e sem adstringência, todas as características desse álcoolico francês.
Além, é claro, de ambos serem bebidas naturais.
A diferença, obviamente, fica no fato de que o Guaraná não é uma bebida alcoólica, ao contrário do Champagne.
A História do Guaraná Antártica
A História do Guaraná Antártica começa em 18 de agosto de 1921, quando a bebida foi lançada pela primeira vez no Brasil pela então Companhia Antártica Paulista.
Na época o refrigerante foi lançado com seu nome original: Guaraná Champagne Antártica.
A marca foi a primeira a comercializar esse tipo de refrigerante, uma criação do químico industrial Pedro Baptista de Andrade.
Desde o seu lançamento, a marca já comprava o guaraná direto de fornecedores que atuavam na região de Maués, em Amazonas. Porém, o extrato era produzido em São Paulo.
Mas isso durou apenas 20 anos, pois em 1940 a companhia teve que abrir uma sede em Maués devido ao sucesso de vendas do refrigerante.
Em 1981 a marca lança a Guaraná Champagne Antártica em lata de folha-de-flandres.
Já em 1984 vem o lançamento de algo que virou símbolo do Guaraná, sua garrafa de vidro de 290 ml.
Esse foi só o começo desse refrigerante. Atualmente o Guaraná Antártica é uma das marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo.
Ainda rola um mito por traz da companhia de que ninguém sabe a fórmula do refrigerante e que está esta guardada a sete chaves.
Conclusão
Vocês faziam ideia desse outro nome do Guaraná Antártica?