Conteúdo / Atalhos:
Uma das características mais legais do vinho é que ele cai bem em qualquer época do ano, esteja frio ou calor. O que muda, nesses casos, é a temperatura da bebida.
Falando nisso, você sabe qual é maneira correta de se tomar um vinho do Porto? Ele deve ser servido gelado ou em temperatura ambiente? É exatamente isso que vamos descobrir no texto de hoje.
Vem com a gente!
Como Tomar Vinho do Porto?
A forma correta de como tomar vinho do Porto depende do tipo de bebida.
Se você quiser tomar um porto branco, o ideal é servi-lo em uma temperatura que chegue perto dos 8 graus.
Já para o Ruby, que um Porto tinto jovem, a temperatura pode ser ambiente, em torno de 15 graus.
O Tawny, por sua vez, é um vinho do Porto tinto envelhecido que deve ser consumido a 12 graus, um meio termo entre gelado e temperatura ambiente.
É muito importante seguir essas recomendações de temperatura, pois está interfere tanto positiva quanto negativamente no sabor e aroma do vinho.
Então, se você quer sentir todas as características sensoriais do seu vinho do Porto, atente-se a temperatura.
Além da temperatura, onde o vinho é servido também importa. No caso do Porto, este precisa ser servido em uma taça de mesmo nome, que é menor que a Borgonha e a Bordeaux.
Se toma Vinho do Porto Gelado ou Natural?
O temperatura ideal do vinho do Porto vai depender do tipo que você está tomando, como já comentamos acima.
Para o Tawny, que é um Porto tinto envelhecido, elegante e que sofre oxidação, a temperatura ideal é um meio termo entre gelado e ambiente, algo em torno de 12 graus.
Para o Rubi, que também é um tinto, mas jovem, que passa de dois a três anos descansando na madeira, a temperatura perfeita gira em torno de 15 graus.
Uma temperatura ambiente!
Já para os vinhos do Porto branco, que é uma bebida naturalmente mais para o verão, você pode servir em torno de 8 graus. Bem geladinho!
Respondendo a pergunta, você pode beber um vinho do Porto gelado ou natural, isso vai depender do rótulo que você escolheu.
Posso tomar vinho do Porto com gelo?
Sim, você pode tomar vinho do Porto com gelo. Tanto que você encontra aos montes na internet e no nosso site, bem aqui, várias receitas dessa bebida que levam pedras de gelo.
Você também pode tomar o vinho do Porto puro com gelo, mas é bom estar ciente que os cubos interferem na bebida.
Quando você adiciona gelo em um vinho do Porto, ele acaba perdendo um pouco da força das suas características sensoriais.
Isso quer dizer que tanto o sabor quanto o aroma podem ficam mais fracos ou menos evidentes.
Sendo assim, se você quiser sentir as características sensoriais do vinho do Porto em sua plenitude, o ideal é deixar o gelo de lado e seguir as orientações de temperatura na hora de servir a bebida.
Mas se por algum motivo você não puder esperar chegar na temperatura ideal, vá de gelo mesmo.
Conclusão
E você, como bebe seu vinho do Porto?