Conteúdo / Atalhos:
Qual a melhor máquina de café expresso doméstica? Veja as melhores máquinas para se ter em casa
O café expresso não é caracterizado como um grão diferente. Ele é preparado com os mesmos grãos de um café tradicional.
No entanto, o que difere o seu gosto e seu aroma é o a forma de prepará-lo. Em sua preparação, há uma passagem de água quente sob uma alta pressão pelos grãos moídos. Para isso, é necessária a utilização de máquinas específicas cujo a pressão da passagem chega até dez bars ou atmosferas.
Esse processo garante uma bebida com qualidade superior um sabor mais acentuado, porque o grão moído é explorado em toda a sua essência e por isso o líquido é mais consistente do que o tradicional café coado.
Quais as principais marcas de cafeteiras expresso?
É possível encontrar numerosas marcas que fabricam máquina de expresso para o uso doméstico. Há quem diga que, as melhores são produzidas na Itália, e geralmente pelas indústrias que também abastecem todo o mercado profissional.
Máquina de café expresso tem top de linha, fora de série, intermediárias, industriais e também as populares.
A máquina de café expresso era um objeto de muita cobiça nos anos passados. Esse eletrodoméstico passou a fazer parte das listas de casamentos e obtê-lo em casa era de fato um sinal de status para a maioria das pessoas.
Post Relacionado: Melhores Máquinas de Café Expresso e Cafeteiras Italianas Profissionais: resenha, comparativo e onde comprar mais barato com desconto!
Mas, com o surgimento das cápsulas e também dos diversos métodos do café coado no comércio, a cafeteira foi perdendo a exclusividade e também a pompa. Bom, nem tanto, as pessoas atualmente não conseguem se separar dela.
As cápsulas se popularizaram nos últimos tempos. Elas são recipientes em plástico selados com uma folha em alumínio, e com a quantia exata para uma xícara.
Seu preço é bem acessível, ocupam menos e geralmente são compatíveis com determinadas máquinas de café expresso.
Post Relacionado: Melhor Cafeteira para Escritório Empresarial: resenha, pontos positivos, negativos, preço e onde comprar mais barato com desconto!
No comércio há várias opções de máquinas em cápsula: da Nespresso, Dolce Gusto, Três Corações, Philco, Oster, Saeco e cada uma delas possuem suas particularidades:
- Nespresso – é capaz de produzir diversos sabores de café. Há opções inclusive que podem preparar outras bebidas desde que a base seja o café.
- Dolce Gusto e a 3 Corações – Essas são bem parecidas. Preparam a chamadas “multibebidas”, pois pode-se preparar o café expresso, chás e até mesmo chocolates. A Dolce Gusto também permite a preparação de bebidas geladas.
- Philco – Ela é capaz de preparar o famoso café e também o cappuccino.
- Oster – Essa máquina tem opções de preparação com o pó ou com capsulas. Bem versátil.
- Saeco – Essa é uma versão mais profissional, automática e que permite preparar cappuccino, expresso, latte macchiato, ou obter água quente em instantes.
Todas essas opções são excelentes. No entanto, é preciso identificar a sua necessidade, bem como o preço e custo benefício para cada sua finalidade. E por consequência, escolher a máquina ideal para o seu café de todo dia!!!
Vinte dicas para fazer o melhor café expresso:
Preparar um expresso é muito simples. Você precisa pôr água no reservatório, acomodar a cápsula no local próprio dela e encaixar a tampa. O café fica pronto em aproximadamente 30 segundos.
Vale lembrar que, a qualidade é influenciada diretamente através da preparação. Desse modo, para que você garanta um café do tipo expresso perfeito, separamos as seguintes dicas:
- Ao comprar o café, escolha um que tenha uma boa qualidade;
- Ligue a sua máquina expressa alguns minutos antes de realizar o preparo para que ela aqueça adequadamente;
- Opte por utilizar sempre água filtrada;
- Se for cápsulas, a dose já está pronta de fábrica! Então você não tem que se preocupar com o processo de moagem, compactar o pó e nem de limpar os bicos após o seu preparo.
- Colocar as capsulas no compartimento conforme instrução da fabricante da máquina.
- Dispensar a primeira água na xícara para aquecê-la;
- Extrair o café e apreciá-lo;
- Se o café for moído, moa na hora com ajuda de um moedor especifico de café manual ou elétrico;
- Deve-se colocar o pó no compartimento do filtro e nivelar com a ajuda do dedo;
- Compactar o café com ajuda do prensador;
- Limpar todas as laterais do compartimento do filtro utilizando de preferência um pincel, caso contrário, limpe o dedo mesmo;
- Eliminar um pouco da primeira água da máquina anteriormente ao preparo, porque esta está mais quente do que ideal. Além disso, ela serve para higienizar a cafeteira;
- Despejar um pouco de água na xícara para poder aquecê-la. Isso porque, com ela aquecida a permanência do café quente é estendida por um tempo maior;
- Encaixar o porta filtro adequadamente;
- Colocar a xícara para receber o café;
- Extrair e apreciar o seu café expresso;
- Após preparar o seu café, é essencial realizar a limpeza da máquina. Deve-se liberar a água para higienizar o local onde o porta filtro se encaixa e passar um pano limpo.
- Os cantinhos que são mais difíceis de limpar, utilize uma escova de dentes para limpar;
- Não utilize sabão para a limpeza. As máquinas precisam estar sempre limpas, mas a utilização de sabão e/ou detergente não é indicada;
- A cada ciclo de preparação de 30 cafés, a higienização precisa ser mais profunda. Deve-se realizar o desmonte da cafeteira com cuidado (se for do tipo italiana), limpar com escova e desobstruir todos os furos. Se por ventura a junta da borracha encontrar-se danificada, essa é a hora de fazer a troca.
Tenho certeza de que, com todas estas dicas você terá o melhor do café expresso.
Cada máquina de café tem à sua maneira de funcionamento dentre outras particularidades. Entretanto, antes de realizar a preparação do seu primeiro cafezinho, leia minuciosamente o manual de instruções.
Essa prática te ajudará a utilizar a cafeteira expresso de maneira correta e por consequência cuidar para que ela dure muito.
O café expresso não se trata apenas de uma bebida, trata-se de um estilo, de um jeito singular de tomar e apreciar o café.
Não se trata apenas de uma máquina, e sim de um processo, de uma experiência mais intimista, perceptiva e sensorial dos sabores, aromas e prazeres.