Kopi Luwak Civet Coffee da Indonésia
Cafés Especiais

Kopi Luwak (Civet Coffee): O Café Mais Caro do Mundo

O que o torna muito supremo, exótico e diferente dos outros? Como é feito, sua história, como é sua produção e qual animal participa do processo, onde comprar, seu preço e porque é tão caro?

O café sem dúvidas está presente na vida e na rotina da maioria da população. Muitas pessoas chegam até a confessar que, sem o café, o seu dia e sua a produtividade não são as mesmas. Entre os mais diversos tipos de grãos, você já ouviu falar do Kopi Luwak e suas peculiaridades?

A origem do Kopi Luwak:

Esta descoberta apareceu na Indonésia sendo produzida a partir das fezes de um animal chamado Civeta. Este jeito atípico de fazer café vem da região asiática que contempla países além da Ásia como do Sumatra, Vietnã e Índia onde coincidentemente estes animais também habitam!

Esses curiosos bichos passaram a incluir os frutos de café em sua dieta além de outras frutas da região. Como as sementes não são digeridas por esses animais, obviamente os grãos do café saíam nas fezes dos felinos que, com o tempo passaram a ser aproveitadas pelos moradores.

Outro fato interessante é que esta descoberta só foi possível pois nas lavouras coloniais, os holandeses não permitiam que os indonésios fizessem o consumo dos frutos, ainda que fossem cultivados em próprio solo dos colonizados.

Desta forma, não havia outra alternativa: as fezes desses animais eram coletadas, limpas de acordo com os recursos da época, para que finalmente pudessem ser consumidas.

Mas afinal, o que o torna este café mais “gostoso?”

O resultado da descoberta foi inacreditável: a partir da fermentação dos grãos do café com os outros frutos consumidos pela Civeta em seu trato digestório, foram atribuídos aos grãos excrementados um sabor único, que logo ganhou notoriedade e consequentemente valor.

Por que é considerado o café mais caro do mundo?

Após o processo de fezes desses animais, os grãos atualmente são higienizados, tratados e torrados gerando menos de 230 quilos por ano! Além disso, como se trata de um fazimento que depende da digestão de um animal, sua condição se torna ainda mais rara.

Quanto a segurança do consumo desse tipo de café, também não há preocupações: o pesquisador italiano Massimo Marcone elaborou um estudo em 2004 que garante a segurança da mesma. Ou seja, consumi-la não expõe riscos a saúde de nenhum indivíduo.

Qual custa o Kopi Luwak? Onde comprar?

Aqui no Brasil, este café é encontrado em sites especializados com o preço do Kg variando entre R$1.200,00 a R$1.600,00! Nem mesmo as redes mais renomadas como a Starbucks disponibilizam esta bebida até o momento no país.

Segundo os apreciadores da iguaria, este café possui um sabor menos ácido e mais aveludado, lembrando uma mistura entre chocolate e vinho com tons avermelhados. Para quem gosta de um bom café, certamente esta seria uma experiência excepcional.

Além de não ser fácil encontrar estes grãos especiais à venda, existe também uma grande preocupação dos atuais ativistas ambientais. Isso porque devido a notoriedade que o Kopi Luwak ganhou com o tempo, muitos produtores acabaram criando Civetas em cativeiros.

Infelizmente, muitos desses animais atualmente vivem enjaulados e recebem apenas os frutos do café como alimentação, mantendo uma dieta extremamente pobre e limitada. Logo, é muito difícil prever qual o tipo de café está sendo consumido: por animais livres ou aprisionados.

Portanto, caso seja uma preocupação sua e esteja em dúvida sobre o consumo, pesquise bem sobre as referências da marca, e faça uma compra consciente. Além de contribuir para a diminuição de tráfico dos animais, você será um dos raros privilegiados a consumir esta bebida.

Certamente, o Kopi Luwak tem motivos de sobra para ser considerada a o café mais caro do mundo: Além de seu processo ser de maior parte natural, é possível sentir no paladar toda a especialidade que os fenômenos da natureza podem proporcionar ao ser humano.

Logo, apesar dos grãos serem estimados e possuírem um alto valor aquisitivo, nada se compara ao valor que a natureza por si só tem e é capaz de oferecer! Esperamos que tenha gostado do conteúdo e até breve!

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!