Curiosidades

Como Deixar Suas Taças de Vinhos e Champagnes Sempre com Cara de Nova?

como-limpar-taça-manchada-cristal-secar-esponja-para-lavar-saber-pano-microfibra

É normal com qualquer produto que, com o tempo, ele acabe perdendo aquela cara de novo, e isso vale também, infelizmente, para as nossas queridas taças.

E como comprar novas nem sempre é uma opção, seja por questões financeiras ou de consciência ambiental, o jeito é arrumar uma forma de trazer aquele brilho de novo de volta.

A boa notícia é que existem, sim, algumas práticas que você pode aderir para fazer a sua taça brilhar novamente, como se você estivesse usando ela pela primeira vez.

O que preciso para deixar minhas taças sem manchas?

Não tem nada pior do que pegar aquele belíssimo conjunto para usar numa ocasião especial e perceber que elas estão cheias de manchas, seja de dedos, marcas de água ou do próprio vinho.

A primeira coisa que você deve fazer para evitar as temíveis manchas é lavá-las logo em seguida ao seu uso. Mas se não estiver no pique, coloque pelo menos um pouco de água nela, pois assim você evita que o fundo fique manchado por conta do vinho.

Caso ela já esteja com essa mancha, na hora de lavar, basta adicionar um pouco de bicarbonato de sódio junto com uma pequena quantidade de água. Deixe essa mistura descansar até o próximo dia.

Outra coisa muito importante: evite, ao máximo, usar detergente para lavar as taças. Sim, parece estranho, mas esses itens devem ser lavados apenas com muita água, preferencialmente morna. Só ela já é o suficiente para limpar o objeto.

E o motivo de se usar água morna é para tirar as marcas de gordura deixadas pela boca ou dedos, evitando a utilização do detergente. Em casos de manchas de batom, retire esse resíduo – com um guardanapo, por exemplo – antes da lavagem para você não ter que usar sabão.

Se realmente não tiver jeito, use o mínimo possível de detergente, e preferencialmente aqueles sem cheiros. Caso não tenha um desses em casa, pode ser o que tiver, mas uma gotinha é mais que o suficiente.

Para finalizar e evitar, de uma vez por todas, as manchas, é ideal que você tenha um escorredor com suporte para deixar as taças com a boca virada para baixo.

Caso não tenha, pegue um pano de prato limpo, que não foi lavado com amaciante, e coloque os itens, na mesa posição, em cima dele. A dica aqui é optar por tecidos que não deixam fiapos nas taças.

E por mais que seja uma alternativa para não secar imediatamente, não deixe elas assim por muito tempo. Na verdade, o recomendado é lavar e secar com o pano de prato logo em seguida. Isso porque os minerais presentes na água acabam criando manchas.

Agora é só guardar. Antes, verifique se o item não está úmido, pois se você guardar assim, ela pode ficar com mau cheiro. E antes de usar na próxima ocasião, coloque a taça contra luz para ver se ficou alguma mancha.

Caso tenha ficado, é só borrifar um pouco de álcool. Aliás, é sempre bom fazer isso antes do uso, só para ter certeza que ela está realmente limpa.

E pronto, agora é só aproveitar seu vinho ou champanhe.

Veja o nosso passo a passo para deixar elas sempre com cara de nova

Ao contrário do que se pode pensar, aquela taça turva de tanto lavar pode ficar, sim, com cara de nova outra vez. Basta você seguir as dicas que vamos dar logo a seguir.

1 – Bucha sempre do lado mais macio

Não sei vocês, mas a grande maioria das pessoas possuem a impressão que as coisas só vão ficar limpas se usar a parte mais grossa da bucha, e sabemos que não é bem assim, principalmente com as taças.

Além de dispensar o uso de detergente, você também tem que ficar atento com o lado da esponja que usa. Prefira aquelas que não tenham textura e utilize sempre a parte amarela/macia da mesma, assim você evita os temidos riscos.

2 – Nada se usar o limpa mamadeira

Outro erro que você deve evitar a todo custo é usar uma bucha de limpar mamadeira para lavar suas peças, principalmente as de champanhe que, por serem mais estreitas, nossas mãos não conseguem entrar nelas ou mesmo alcançar seu fundo.

Esse tipo de esponja também pode riscar a sua taça e deixá-la com aquela aparência feia e com vários riscos.

3 – O milagre do vinagre

Sabe aquela sua taça que está meio grudenta ou que já perdeu a sua transparência e está começando a ficar turva? Ela tem salvação!

É só colocar essas taças em uma mistura com água e vinagre. A proporção é a mesma para ambos os elementos.

Deixe descansando por 10 minutos e pronto. Elas ficaram brilhando novamente.

Pode acontecer da taça ficar com cheiro de vinagre. Para tirar, use água morna e um pouco de detergente neutro para lavá-la.

4 – Pasta de dente

Quer mais um truque para deixar suas taças brilhando novamente?

As pastas de dentes tem esse poder, mas é claro que você não pode usar qualquer uma.

Você vai optar por pastas sem gel e nenhum outro aditivo, e preferencialmente as brancas.

Agora, espalhe o item na taça com a ajuda de uma escova de dentes de cerdas bem macias, como aquelas de bebê, sabe? E pronto, agora é só enxaguar normalmente, sempre com água morna.

5 – Lavagem manual

Se você quer deixar suas taças com caras novas o máximo de tempo possível, você vai ter que esquecer da máquina de lavar louças e fazer tudo isso do jeito raiz: de forma manual.

Além do detergente usado nestes aparelhos serem super fortes e impregnar os itens com seu cheiro, esses produtos são super frágeis, principalmente as taças de cristais. Esta têm mais probabilidade de ficar com o aroma do sabão por serem feitas de um material mais poroso.

6 – Itens de lavagem próprio para taças

Se você não quiser usar a sua esponja de cozinha nas suas taças, melhor ainda! Hoje existem algumas opções de buchas no mercado que são próprias para a lavagem desses utensílios.

Contudo, caso for comprar pela internet, fique atento às especificações e comentários do produto, pois é essencial que as cerdas sejam macias para não riscar a taça.

7 – A secagem também é importante

Comentamos sobre isso mais acima, na parte do brilho, muito da cara de nova da sua taça vem da secagem. Após lavar, deixe a taça secando, com a boca virando para baixo em algum suporte ou pano de prato limpo.

Em seguida, seque-a, pode ser tanto com um pano de prato ou mesmo uma flanela.

Faça movimentos como se estivesse lustrando o vidro. Apesar de meio trabalhoso, isso já vai fazer uma diferença enorme no brilho da sua peça e, consequentemente, na aparência dela.

8 – O armazenamento também importa

Por fim, para fazer com que suas taças durem mais tempo, fique atento como você guarda elas. O ideal é que elas fiquem na vertical dentro do armário, com a boca virada para cima.

Ao guardá-las com a boca para baixo o risco dela trincar é muito grande, já que esta é a região mais sensível.

Pronto, agora você terá taças limpas e com cara de novas, sempre.

Referências:

https://www.apartmenttherapy.com/how-to-wash-champagne-glasses-36924256

https://www.estateandmanor.com/private-service-professionals/wine-glass-how-to-clean-them/

https://www.wineware.co.uk/glassware/how-to-clean-wine-glasses-restaurant-crystal-clean-glass-cleaner

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!