Curiosidades

Como Fazer Quando for Abrir a Garrafa de Espumante ou Champanhe sem Derramar?

com-faca-chandon-baby-cereser-gelar-freezer-servir-com-classe

Não sei vocês, mas nós abominamos qualquer tipo de desperdício, ainda mais quando se trata de bebidas tão deliciosas e que muitas vezes custam o olho da cara, como é o caso do Champagne.

Só de ver aquela típica comemoração dos pilotos da fórmula um que desperdiçam uma garrafa inteira de espumante um no outro, bate uma tristeza.

Se você também detesta desperdiçar, você está no lugar certo. Infelizmente, é comum ao abrir um espumante, uma parte da bebida acabar caindo no chão, mas tenho certeza que se você pudesse mudar isso, você mudaria, certo?

Pois bem, nosso foco aqui será justamente te ensinar a como não derramar seu espumante ou champanhe na hora que for abrir a sua garrafa.

Por que as rolhas de champanhe e espumante se expandem bruscamente ao abrir a garrafa?

Antes de seguirmos com as dicas de como abrir devidamente uma garrafa de champanhe, vamos entender um fato curioso sobre as rolhas dessa bebida.

Ao abrir um rótulo de espumante você já reparou que a rolha expande, a ponto de você não pode fechar o recipiente com ela novamente? Pois é, um dos fatos que contribuem para isso é o tempo que esse objeto ficou no rótulo.

Só para se ter ideia, normalmente um champanhes demora um ano e três meses para estar pronto para o consumo, ou seja, já é um tempo bem considerável.

Outro ponto que contribui para essa expansão é o fato de que a rolha da garrafa fica durante todo esse tempo em contato com o dióxido de carbono que existe no espumante, que, aliás, é o responsável por fazer a bebida borbulhar.

Sem contar que a rolha usada em espumantes é feita com uma cortiça mais compacta na parte de baixo e mais elástica na parte de cima. Isso é necessário pois o champanhe deve ser armazenado em pé, ao contrário do vinho que deve ficar deitado.

E respondendo a pergunta, essa expansão brusca da rolha quando abrimos o espumante acontece porque no momento da abertura, assim que sai da garrafa, o lacre tenta voltar ao seu formato original, principalmente se o recipiente estiver com pressão na parte interna.

E lembra que comentamos que isso depende do tempo que a rolha fica no rótulo? Pois é, você não terá esse problema caso esteja abrindo um espumante de 20/30 anos, por exemplo.

Isso acontece porque a cortiça teve tempo – mais que suficiente – para se expandir e se adaptar aquele espaço dentro da garrafa.

Podemos dizer então, que de certa forma, essa explosão acontece porque não demos tempo da rolha se adaptar aquele ambiente, ou seja, abrimos o rótulo antes do tempo, teoricamente.

Qual o passo a passo de abrir espumante e champanhe sem sobressaltos?

Passo 1

Se a garrafa estiver gelando em um balde, retire ela desse local e seque com um pano. Em seguida, incline ela em um ângulo de 45 graus, preferencialmente para uma lado que não tenha ninguém ou nenhum objeto que possa quebrar.

Passo 2

Retire o lacre de papel e depois o de metal, girando o arame em sentido horário.

Você pode tanto tirar a gaiola ou deixá-la em cima da rolha, isso faz a abertura ser mais segura. Se a bebida estiver bem gelada, é aconselhável você deixar o arame e também colocar o dedo em cima da rolha.

Passo 3

Com a ajuda de um pano de prato no gargalo da garrafa, segure bem a rolha e vá soltando aos poucos, isso vai evitar que o lacre saia de uma vez.

Passo 4

Agora você pode tanto girar a garrafa quanto a rolha para que ela se solte por completo. Algumas pessoas giram os dois juntos, mas para os lados opostos. Contudo, não é aconselhável pois a lacre pode quebrar.

Aí é só manter o dedo firme – pois a própria pressão da garrafa vai pressionar a sua mão para soltar – até que a rolha saia sozinha e lentamente. Você vai ouvir um estalo quando isso acontecer. Pronto, agora é só servir!

Dicas de como abrir uma garrafa de champanhe

1 – Deixe a bebida gelar corretamente

Essa dica é para os apressadinhos de plantão. Nós sabemos que você não vê a hora de abrir aquela garrafa de champanhe que você estava guardando há muito tempo, mas tenha paciência, principalmente se você não quiser derramar a bebida.

Quando a bebida gela bem, a probabilidade de sair aquele monte de espuma é bem nula, isso porque a temperatura baixa diminui a pressão interna natural do champanhe – criada pelas bolhas.

Por isso, por mais que você esteja ansioso para degustar aquele rótulo de espumante, tenha calma. Deixe gelar pelo tempo necessário. Pense que a espera vai valer a pena, além de você não perder pelo menos uma taça ao apenas abrir a garrafa.

2 – Cuidado com o transporte

Deixou a garrafa no tempo necessário na gelada e mesmo assim vazou espumante para todo o lado? Bom, um dos motivos para isso acontecer é que você pode ter chacoalhado demais o rótulo.

O mesmo vale para os impactos que a garrafa passou do mercado até chegar na sua casa. Quando o rótulo é transportado de forma brusca, a pressão interna que já existe dentro do recipiente vai aumentar ainda mais.

E por isso vai voar champanhe para todos os lados quando você abrir a garrafa. Para evitar isso, deixe o rótulo descansar, em pé, por alguns instantes antes de você fazer abertura.

3 – Cuidado ao retirar os lacres

Outra dica para evitar desperdícios é ter cuidado na hora que for retirar os dois lacres que vem na garrafa do champanhe.

O primeiro, que é um lacre de papel, deve ser retirado por completo e preferencialmente sem girar ou chacoalhar o recipiente, pois vai acontecer o que acabamos de citar logo acima.

Você deve ter o mesmo cuidado ao retirar um segundo lacre, que é uma espécie de gaiola metalica.

Ao não balançar a garrafa você evita a expansão dos gases e a criação de mais bolhas e pressão dentro da mesma.

Conclusão

Apesar da comemoração das corridas ser muito divertida, lugar de champanhe é na taça e, posteriormente, na nossa boca, é claro!

Referências:

https://vervewine.com/blogs/the-blog/how-to-properly-open-sparkling-wine

https://www.townandcountrymag.com/leisure/drinks/news/a8690/how-to-open-a-bottle-of-champagne/

https://winefolly.com/episode/how-to-open-champagne-safely/

Se gostou, por favor nos ajude e compartilhe!